Aquele das Escolhas

Cada escolha é uma renúncia. Depois que ouvi essa frase, ela passou a ser parte da minha vida. O incrível é que quando se aceita isso, as coisas se tornam mais leves. Aprender a viver com as escolhas foi uma das coisas mais duras que aprendi nesse tempo todo, isso porque antes de eu aprender a lidar com isso, fiz escolhas das quais hoje teria feito diferente. Pois é, nunca fui desses que pode dizer: “Me arrependo do que eu fiz e não do que não fiz”. Infelizmente nem sempre foi assim.

Me acostumei a renunciar meus sentimentos para fazer os outros felizes. Nem sempre foram escolhas fáceis mas sempre pareceram sensatas. Foi difícil aprender a falar “não” e foi difícil aprender a pensar em mim. Confesso que ainda hoje não é fácil, apesar de a razão falar alto, acredito que nunca vai superar a emoção.

Como um bom inseguro, nunca fui namorador, a primeira opção sempre foi platonizar. O problema era entender porque eu fazia isso. Já me disseram que eu parecia inacessível ou que eu escolhia demais, cheguei a acreditar nisso algumas vezes mas com um certo amadurecimento entendi que novamente isso era um processo de escolhas e renúncias. Eu não estava escolhendo demais, só renunciando o que não era amor de verdade.

Andei em um limiar difícil, aquele entre o amor e a amizade. Eu renunciei ao amor, sempre achei que a amizade era mais importante. Com o tempo aprendi que nesse caso, a pior escolha é a que eu fiz. Acho que passei a vida procurando aquele amor de cinema sem saber que vivê-lo poderia ser muito melhor do que apenas procurar. Qual a razão de escolher entre o amor e amizade quando o ideal é poder amar a sua melhor amiga? Quem melhor no mundo pra ser feliz ao seu lado? A vida ensina, mas a vida tem a mão pesada às vezes, ela não sabe brincar de ensinar, dá uma chance, se você não aprende ela não alivia nada e coloca uma série de obstáculos na sua frente. Às vezes isso dói e te faz repensar sobre tudo, mas se bem aproveitado, esse é um processo feliz, onde podemos aprender finalmente e passar para uma próxima etapa que promete ser muito melhor.

Cada escolha é uma renúncia, hoje estou renunciando às más escolhas do passado e escolhendo ser feliz, olhando a curto prazo, não me parece um processo fácil mas prefiro dar esse salto de fé a renunciar mais uma vez a felicidade. Que o amor nos mostre a verdade.

1 Comment

  • comment-avatar
    DianeBiianco agosto 8, 2019 (2:51 pm)

    E que esse amor seja leve assim como as palavras, mesmo que doa a realidade. EU TE AMO!